Projetos de Eficiência Energética

E o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel
Desde 2012, a Copel disponibiliza a pessoas jurídicas a oportunidade de financiamento para projetos que visam a economia de recursos energéticos. 

O Programa de Eficiência Energética (PEE) cumpre a demandas da Lei número 9.991/00 e de uma cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica da ANEEL. Essas demandas exigem que distribuidoras de energia destinem um percentual mínimo do orçamento em projetos que combatam o desperdício e prezem a eficiência energética.

Assim, todo ano a Copel abre chamadas para selecionar e contemplar diversos projetos idealizados por indústrias, condomínios residenciais, instituições públicas e comerciais, entre outros. Em 2019, o valor ofertado foi de 100 milhões de reais.

Mas o que, exatamente, são projetos de eficiência energética?

São ações diversas que, como já comentado, visam combater o desperdício de energia. Podem ser ações bem simples e cotidianas, como cortar minutos do banho para economizar água e trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED. E podem ser também ações maiores e que demandam maior planejamento e mais dinheiro, como projetos de substituição de equipamentos obsoletos ou de instalação de geradores renováveis de energia – como é o caso dos serviços da ORKA. 

Tudo isso representa esforços para a otimização e a eficiência de recursos energéticos, e é possibilitando esses projetos mais complexos que o PEE ajuda o consumidor a diminuir os gastos tanto da conta no final do mês, quanto dos aparelhos elétricos. E, se tem algo sobre o qual todos podemos concordar, é que economizar recursos e dinheiro é de interesse tanto do consumidor quanto do provedor de serviços. 

Afinal, a ANEEL considera que o consumo de energia é um dos principais indicadores de qualidade de vida e de desenvolvimento econômico de uma sociedade. 

Mais informações

Inscreva-se para receber nossa Newsletter


Se você se interessou pelo programa, não deixe de checar a página da Copel, que divulga as chamadas anuais, além de disponibilizar os editais e resultados de chamadas anteriores. 

Aproveite também para conhecer mais sobre os grupos de consumidores de energia categorizados pela ANEEL.